De Setembro a Novembro regressam as Aulas Regulares de Clown com Eva Ribeiro, às Quartas-feiras.
Semanalmente estes encontros têm como objetivo provocar uma imersão individual e em grupo na arte do palhaço. Através de um treino e exercícios específicos despertaremos o prazer e disponibilidade para jogar e explorar de forma autêntica o estado palhaço. Trabalharemos a disponibilidade física, o ritmo, o impulso e as emoções que nascem desse jogo. Numa visão minimalista do clown ou palhaço, procuremos o risível da nossa presença, em conexão com o público e com os nossos parceiros.
Será dada atenção ao trabalho de jogo de dupla e em trio dos palhaços. Exploraremos a relação entre os palhaços e suas possibilidades!
Abordaremos também outras linguagens como a música, o teatro de objetos e o teatro físico, para a construção de números cómicos.
Experimentaremos também o nosso trabalho em espaços e eventos não convencionais e em saídas de rua.
Sejam bem-vind@s!
NOVO HORÁRIO: Agora também às Segundas-feiras, das 19h00 às 20h00!!
Mais info/inscrições:
evanaquela@gmail.com / 926899394
www.evaribeiro.pt
Sobre Eva Ribeiro:
Nasci em 1985 em Carnaxide. Formei-me em 2007 em Teatro – Encenação e Interpretação, na Escola Superior Artística do Porto e, logo depois, em Teatro Físico na École Internacional de Théàtre Jacques Lecoq, em Paris.
Realizei diversas formações e projetos nas áreas do circo contemporâneo, do teatro de rua, marionetas, commedia del’arte e teatro social mas terminei apaixonando-me pela palhaça que se foi revelando na busca da atriz.
A partir de 2008 estudei clown e comédia física com mestres nacionais como Pedro Correia, Jorge Paxeco, Ana Piu e Pedro Fabião e internacionais como Jesus Jara, Virigina Imaz, Celia Ruiz, Alex Navarro e Caroline Dream, Jeff Johnson, Johny Melville, Tom Roos, Silvia Leblon, Adelvane Néia, John Beale, Eric Davis (Red Bastard), palhaço Tomate, entre outros.
Iniciei em 2011 o projeto de palhaças Madame Nez Rouge no Porto com Catarina Mota. Desta parceria nasceram alguns sketches de clown, música e teatro de objetos e também eventos como a Mostra de Mulheres Palhaças do Malaposta (2015), Noites Clown no Bartô (2013-15), Gargalhadas na Lua – mostra anual de comicidade organizada em parceria com a Lua Cheia Teatro para Todos.
Como artista participei em diferentes festivais e colaborei com companhias em Portugal, França, Espanha, Bélgica, Brasil e Argentina, Roménia, Luxemburgo e Eslovénia.
Participei em 2013 na 7ª Mostra de Mulheres Palhaças no Chapitô, em Lisboa e na IV Bienal de Comicidade Feminina de Brasília – Encontro Internacional de Mulheres Palhaças.
Entre 2014 e 2016 a minha oficina Palhaceando Emoções foi convidada a integrar a programação de diversos festivais e encontros de palhaços: VI Encontro Palhaços em Todo o Lugar (Ribeirão Preto, Brasil), Festival El Arte se Comparte (Ramallo,Argentina), Semana dos Palhaços (Évora, Portugal), Mostra Sua Graça Palhaça (Porto Alegre, Brasil) e em diversos projectos artísticos e culturais, escolas de teatro e centros culturais.
Participei desde jovem em projetos nacionais e europeus de intervenção social a partir da sua colaboração artística. Em 2016 dei asas ao o meu trabalho de palhaça visitadora com o projeto artístico de solidariedade social “A Visita” , onde palhaç@s visitam idosos em lares de Lisboa e Porto.
Vivo, respiro e trabalho neste momento na zona do Porto, em Portugal mas vou levando a minha arte por toda a parte pois para a arte do palhaço não existem fronteiras!
Sem comentários:
Enviar um comentário