Formação Especializada em Dança Oriental

O BellyStudio tem nos seus propósitos base a Formação Especializada em Dança Oriental.

O programa de Formação Especializada em Dança Oriental enquadra-se nos seguintes termos:

MISSÃO

Contribuir de forma fundamentada e construtiva para a promoção da dança oriental em Portugal como expressão artística e cultural, potenciando uma formação multidisciplinar integrada e a criação de projectos de carácter inovador.

VALORES
  • Qualidade na formação e educação de pessoas, comunidades e artistas;
  • Dignificação da dança oriental e sua expansão nos meios performativos;
  • Conhecimento da história, costumes e cultura árabe (dando particular atenção ao legado histórico e cultural da presença muçulmana em Portugal);
  • Fomento e dinamização de redes de entidades e pessoas em prol da música árabe e da dança oriental;
  • Abertura a novos desafios e evoluções da dança oriental no plano do espectáculo e do entretenimento.

PROGRAMA DE FORMAÇÃO ESPECIALIZADA EM DANÇA ORIENTAL

O programa formativo  é adaptado a crianças, jovens e adultos, procurando responder às necessidades específicas de cada segmento etário e às exigências técnicas e artísticas que a dança oriental integra.

Atendendo que a Dança Oriental é uma dança que apela a uma sensibilidade, maturidade e entrega muito próprias, para além das exigências físicas e musculares que lhe são inerentes, convém que seja praticada com o acompanhamento e supervisão de profissionais entendidos na matéria. Portanto, a via de aprendizagem unicamente autodidacta, sem o apoio e a orientação presencial regular de um/a professor/a e  desligada de uma contextualização histórico-cultural, normalmente favorece a visão distorcida da dança e uma execução deficiente ou pouco consciente dos movimentos que lhe estão associados, bem como dos princípios estruturantes que a edificam.


Podendo ser praticada por homens ou mulheres, adultos ou crianças, o mais importante é que seja conscientemente ensinada e aprendida, adaptada ao contexto e às pessoas. Este é um princípio fundamental defendido pelo Bellystudio.

Desse ponto de vista a formação em dança oriental apresentada pelo BellyStudio assume contornos próprios, valorizando-se numa fase mais precoce, a formação geral em dança, com possibilidade de integrar elementos do ballet clássico e do ballet contemporâneo, para progressivamente, o corpo se adaptar a formas mais complexas e diversificadas de se deslocar, movimentar, sentir, exprimir.... até à especialização em dança oriental, numa etapa mais evoluída do corpo do sujeito, da sua estrutura muscular e da sua actividade física, intelectual e até mesmo espiritual.

No BellyStudio há a possibilidade  do/a aluno/a frequentar aulas regulares ao longo do ano e/ou a de realizar formação intercalar ou pontual, através da participação em workshops, Ateliês Coreográficos Independentes e outros eventos previstos na agenda do BellyStudio.

Em termos gerais, a formação em dança oriental organiza-se em torno de 4 níveis:

Nível Iniciado - entre 1 a 2 anos de formação em dança oriental 
Nível Intermédio - entre 2 a 3 anos de formação em dança oriental 
Nível Avançado - entre 3 a 4 anos de formação em dança oriental
Nível Profissional - a partir de 4/5 anos de formação em dança oriental

No BellyStudio, esta estrutura organizativa encontra-se subjacente ao programa proposto, sem contudo formatar a aprendizagem em níveis estanques, atendendo às particularidades de cada grupo formativo e às evoluções que cada aprendente poderá ter.


Programa de Formação Regular do BellyStudio

Dança Criativa e Ballet (dos 3 aos 6 anos de idade)

O movimento é um elemento essencial para o equilíbrio do corpo. As crianças adoram correr, saltar, deslizar, brincar com outras crianças fazendo rodas e cantando alegremente. Permitir que esse imaginário infantil possa ser potenciado como forma de apreender o real é o objectivo destas aulas. Cada criança poderá explorar de forma aberta as potencialidades do movimento, compreender a relação com o espaço, descobrir mundos e encontrar na dança uma forma divertida e estruturante da sua educação.

Oriental Kids 1 (dos 6 aos 10 anos)

A educação pela arte é uma das preocupações mais recentemente defendidas nos países mais desenvolvidos do mundo ocidental. Por arte entenda-se qualquer manifestação criativa com carácter estético, pedagógico, social, de expressão individual/colectiva, enformadora de pessoas e sociedades. A dança oriental é uma delas. De raízes ancestrais e de base étnica, as danças do Médio Oriente e do Norte de África representam história, cultura, civilização, humanidade, espiritualidade, vida. Nestas aulas as crianças irão contactar com a essência da dança oriental, descobrindo aspectos culturais e históricos do berço da civilização e olhando de forma mais cuidada sobre o mundo que as rodeia.


Aliando técnicas de animação de grupos com base no jogo e na expressão corporal com técnicas específicas de ensino da dança cada criança poderá não só trabalhar a dimensão criativa e livre do movimento como também desenvolver a auto-disciplina, a atenção, o equilíbrio, a delicadeza do gesto, integrando aspectos da vida quotidiana e abrindo caminho para um crescimento saudável e harmonioso do seu ser.


Oriental Kids 2 (dos 11 aos 14 anos)

Agora que um mundo novo se abriu e a dança oriental já não é um conceito distante, chegou o momento de aprender de forma mais aprofundada alguns movimentos base da dança oriental e conhecer algumas danças tradicionais do médio oriente. Nestas aulas cada um  irá igualmente descobrir o encanto do véu, a alegria da dança com pandeireta, a dança do jarro, a simplicidade e misticismo das danças de grupo, num espírito aberto, confiante e perspicaz.


 

Bellystrech (para crianças) e Bellyfitness (para adultos)

O equilíbrio emocional e a saúde física são ingredientes essenciais para uma plena expressão do corpo na dança. Nesse sentido, foram criadas aulas especificamente voltadas para trabalhar a flexibilidade, a tonicidade e o alongamento musculares. Um maior controlo e fortalecimento musculares contribuem para a prevenção de possíveis lesões e permitem a exploração máxima das potencialidades do corpo de cada um.

As aulas de “Bellystrech” e de “Bellyfitness” integram exercícios de alongamento e técnicas de respiração, abordando-se os grupos musculares de forma suave, interligada e incisiva. Os exercícios de alongamento têm um carácter multifacetado, sendo inspirados em variadas práticas (p.ex. barra no solo, yoga, pilates...)

O “Bellystrech” é especificamente voltado para crianças, onde o plano de treino é ajustado à idade dos/as participantes e às particularidades de cada um/a. Será dado especial enfoque à respiração, flexibilidade, alinhamento da postura e à correcta utilização dos músculos.

O “Bellyfitness” é orientado para adultos. Será dado enfoque ao condicionamento físico, combinando técnicas de respiração e alongamentos variados com trabalho muscular especificamente direccionado para a/o bailarina/o de dança oriental, com vista a potenciar uma maior fluidez dos movimentos da anca, pélvis, abdómen, coluna vertebral. Serão tomadas em consideração as especificidades e necessidades individuais.



Oriental Foundation 

Dançar é uma experiência fantástica, mas nem sempre e nem para toda a gente, aprender a dançar é um processo pacífico e muito menos imediato. As aulas de “Oriental Foundation” são precisamente para quem pretende evoluir na dança devagarinho, compreendendo passo-a-passo os fundamentos da dança oriental, desenvolver a sua destreza física e coordenação motora de forma gradual, consistente e gratificante.

Nestas aulas a grande preocupação será construir as bases para a aprendizagem efectiva da dança oriental. Contactar com a terminologia que lhe está associada, educar o ouvido para o tipo de melodia e ritmo característicos da música árabe, trabalhar o corpo para responder de forma espontânea ao impulso da respiração e do movimento, desenvolver a memória muscular, aprender a relaxar e a interagir, descobrir as potencialidades do seu próprio corpo e do corpo do outro, explorar movimentos e coordenar acções…. São algumas das muitas coisas que estas aulas reservam para si!

Para quem já tem alguma experiência em dança oriental, poderá encontrar nestas aulas uma oportunidade para revisitar passos e movimentos desde a sua origem, fornecendo novas pistas de exploração. Permitirá igualmente amarrar pontas soltas decorrentes de uma aprendizagem em dança oriental menos incisiva ou pontual.

Dança Oriental 1

Estas aulas irão incidir sobre a Técnica Base de Dança Oriental (estilo clássico e contemporâneo/moderno, fundamentalmente de influência egípcia e americana) e o Folclore do Médio Oriente e Norte de África (Danças tradicionais)

Dança Oriental 2

Estas aulas irão incidir sobre a Técnica Avançada de Dança Oriental Clássica/Moderna e Folclórica – Composição, Interpretação e Performance e as Danças de Fusão (estilo tribal, fusão tribal, flamenco-oriental, zingaro-oriental, luso-árabe, fusão com dança clássica indiana…)

Ateliês Coreográficos

O Ateliê Coreográfico é um complemento essencial à formação de um/uma bailarino/a de dança oriental, uma vez que se debruça sobre a criação/composição coreográfica, a montagem de repertório para apresentação de espectáculos e o desenvolvimento do conceito de “performer”, “intérprete”, “bailarino/a” em diferentes contextos e espaços de apresentação.

Nestes ateliês as/os alunas/os poderão aplicar o que aprendem nas aulas de carácter mais técnico e fazer parte integrante de um corpo de dança efectivo. Algumas coreografias integrarão a utilização de determinados acessórios (véu, velas, bastão, sagats, etc.)

O “Ateliê Coreográfico 1 é indicado para alunas/os com um nível iniciado de conhecimento de dança oriental e o “Ateliê Coreográfico 2” é indicado para alunas/os com um nível intermédio/ avançado de conhecimento de dança oriental.



Oriental Lab

O “Oriental Lab” é o “Laboratório de Dança Oriental” por excelência. Neste espaço cada pessoa irá contribuir para a construção de experiências de aprendizagem, transmitindo ideias, mensagens, sonhos, vivências pessoais que se relacionem com a cultura do médio oriente, os costumes, as tradições, os rituais, a arte…

Neste Laboratório, as alunas irão descobrir mais sobre a história da dança oriental e experimentar linguagens diferentes de expressão do corpo e da alma.
Em parte o que for trabalhado neste Laboratório em termos mais conceptuais e vivenciais poderá ser aplicado no Ateliê Coreográfico em termos mais práticos e performativos.


BellyBallet

Estas aulas são especialmente orientadas para alunas/os que pretendem evoluir mais na dança, ultrapassarem- se a si mesmas/os, darem um refresh à sua forma de dançar, alargarem o seu vocabulário técnico de dança e de trabalho com o corpo, melhorarem/prepararem a sua apresentação em palco.

Música/ Percussão Árabe

Para quem gosta de música (independentemente da idade, da sua formação de base e/ou orientação profissional), procure novos desafios e deseja alargar o seu campo de conhecimento, então poderá encontrar nestas aulas de música árabe uma oportunidade única!

Para quem pratica dança, a música é o enquadramento de fundo da dança oriental. Ela é que orienta a performance e inspira a bailarina. Conhecer os efeitos melódicos e os elementos da percussão torna-se especialmente importante para quem pretende mergulhar a sério nesse mundo mágico da dança oriental e entregar-se à dança com alma.



Nestas aulas cada aluno/a poderá não só aprender os aspectos específicos que compõem a música árabe, como também aceder a um conhecimento mais vasto da sua história e aplicação ao longo dos tempos, compreendendo as suas diversas influências e impactos no mundo ocidental e oriental. Para além disso, haverá oportunidade dos/as os/as alunos/as aprenderem a tocar um instrumento à sua escolha (Bendir, Darabouka…) e assim, poderem também apreciar a música tanto pelo olhar de quem escuta como de quem pratica.