quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Oficina de Meditação orientada por Marco Amaral: "Meditar? Porquê?"

No próximo dia 15 de Dezembro, o BellyStudio acolherá a realização de uma Oficina de Meditação orientada por Marco Amaral.

Eis os detalhes do encontro:

Oficina: “Meditar? Porquê?”

Data: 15 de Dezembro, das 10h às 14h

Esta oficina procura ser um espaço de partilha de técnicas meditativas desenhadas para conduzir a um maior bem-estar, combater emoções ou estados mentais destrutivos (nomeadamente o stress, a raiva, o medo, a ansiedade e a tristeza), e incrementar o auto-conhecimento.

~
A meditação é usada para estes efeitos há milhares de anos em diversas culturas e sociedades. As técnicas a partilhar nesta oficina são oriundas da tradição contemplativa Indo-Tibetana e do Sudeste Asiático, e a abordagem teórica também está presente na psicologia e ciência ocidentais. 

Os seus temas incluem:
- O que é realmente a meditação;
- Os diferentes tipos de meditação e os seus fins e diferenças;
- Meditação e concentração, o bem-estar e o despertar;
- As descobertas recentes sobre as virtudes da meditação; 
- O impacto da meditação sobre as emoções;
- O impacto da meditação sobre o trabalho.

Para além das meditações, haverá também tempo para perguntas e respostas.


Marco Amaral
Seis anos de prática de meditação pontuada por vários retiros de meditação intensivos e longos, assim como formação e/ou capacitação académica e outra em Psicologia e Meditação Budistas, Tantrismo, Yoga, Programação Neurolinguística, Cultivating Emotional Balance, Mediação de Conflitos, Comunicação Não Violenta, Ciências Sociais, etc, pelo Institute of Buddhist Dialectics (Dharamshala, Índia), Tushita Meditation Centre (Dharamshala, India), Universidade Uma Paz (São Paulo, Brasil), Bahay Kalipay Inner Dance Energy School (Puerto Princesa, Filipinas), Auroville (Pondicherry, Índia), Santa Barbara Institute of Consciousness Studies (Santa Barbara, EUA), School of Oriental and African Studies (Londres, Reino Unido), entre outros, assim como transmissão directa de contemplativos em Kathmandu (Nepal) e Chiang Mai (Tailândia).

Diogo Rolo
Falará sobre o impacto da meditação no trabalho e na performance. O Diogo é um executivo do BPI que se encontra atualmente a desenvolver um programa de meditação para os quadros do seu banco, o primeiro do género alguma vez aplicado à banca portuguesa. 

Inês Gonçalves
Finalizará o encontro com uma mini-oficina de Green Smoothies, bebidas muito nutritivas e low-cost desenhadas para repor uma carência comum, a de legumes de folha verde crus (exemplos: alface, couve, rúcula, agrião, espinafre, etc). Estes alimentos são altamente nutritivos e o seu consumo diário em cru é recomendado pelas mais diversas organizações de saúde. Infelizmente na dieta nacional os legumes de folha verde crus primam mais pela sua ausência que pela sua presença, e quando utilizados, são normalmente cozinhados, perdendo grande parte dos seus nutrientes. Os Green Smoothies são uma alternativa deliciosa e prática às tão necessárias saladas.

Terminaremos então a oficina com um brinde!

O que devem trazer: 
Cabeça fresca (evitar noitada no dia anterior). Estômago com pequeno almoço (haverá alguns bolinhos e chá durante os intervalos). Trazer um banco de casa para se sentarem (o espaço tem um número limitado). Roupa confortável. Um casaco (o espaço é aquecido, mas ainda assim recomendo roupa quente pois estamos no Inverno). Uma manta/xaile para cobrir ombros/pernas (a temperatura do corpo pode descer durante a meditação).

Inscrições e Informações:
Dado o número limitado de inscrições agradecemos confirmação prévia de participação para o email: marco_work@yahoo.co.uk



Sem comentários:

Enviar um comentário